Um aspecto fundamental na reabilitação de edifícios antigos é como reabilitar as caixilharias de madeira existentes. Estas são um factor muito importante na imagem do edifício, assim como na imagem da rua, pois são um elemento caracterizador destes edifícios, contribuindo para a definição da imagem global da cidade. Além do aspecto da imagem, relevante quando tratamos de edifícios com valor arquitectónico, existem outros aspectos também muito importantes relacionados com as caixilharias: iluminação, ventilação, conforto térmico, conforto acústico, entre outros que não podemos descurar.
No caso destes dois edifícios, e uma vez que as caixilharias existentes não se encontravam em bom estado de conservação, procedemos a um levantamento exaustivo do desenho existente, para podermos adaptá-lo, de forma a responder às preocupações já referidas anteriormente.
O desenho proposto aumenta a secção da caixilharia de forma a possibilitar a inserção do vidro duplo e melhorar o comportamento destas relativamente ao conforto acústico e térmico que se pretende.
Para confirmar o desenho proposto o carpinteiro está a desenvolver um protótipo para ser avaliado as alterações propostas. Em breve será disponibilizado imagens do protótipo.
O estudo da caixilharia foi elaborado tendo como base a tese: “Reabilitação de Caixilharias de Madeira em Edifícios do Século XIX e Início do Século XX. Do Restauro à Selecção Exigencial de uma Nova Caixilharia: o Estudo do Caso da Habitação Corrente Portuense.” (2006, Nuno Valentim Rodrigues Lopes, FEUP).
0 Respostas to “As caixilharias”