Para que serve este blog?

Rua António Carneiro (ex-Rua Barros Lima), 373 a 389

Rua António Carneiro (ex-Rua Barros Lima), 373 a 389

Caro leitor,

Quando nos foi proposto este programa de reabilitação os seus objectivos foram-nos colocados de uma forma muito objectiva: reconverter um edifício degradado na Rua António Carneiro em habitações de qualidade. No entanto, logo na primeira abordagem verificámos que se o objectivo do promotor não era em si problemático, já o ponto de partida era muito mais interessante do que estávamos à espera. Afinal de contas, não se tratava de um edifício mas de dois: a creche, balneário e cantina da antiga Fábrica Manuel Pinto de Azevedo (Rua do Bonfim) datada de 1918 e o Centro Republicano Democrático do Bonfim, de 1916. Os dois edifícios acabaram por, ao longo dos anos, virem a ser acoplados e ocupados por actividades diversas e, também com o decorrer dos anos, os serviços de apoio da Fábrica Manuel Pinto de Azevedo perderam a ligação física que se fazia pelo interior do quarteirão à Rua do Bonfim. Rapidamente tornou-se claro que tínhamos ali em mãos não apenas um belo edifício com apontamentos arte nova, mas também um edifício expectante que nos reenviava para o imaginário do Porto industrial.

Sentimos, por isso, a necessidade de partilhar essa memória com a comunidade de técnicos ou de simples interessados facultando toda a informação disponível sobre esta intervenção. Mas, este blog é sobretudo um diário de obra onde também se relatarão as várias fases da obra até à sua conclusão, dando especial atenção aos aspectos técnicos ligados à reabilitação, assim como todos os elementos de projecto, elementos recolhidos através de pesquisas no arquivo histórico, entre outros, que julgarmos pertinentes para a compreensão do projecto e da obra propriamente dita. Aliás, esta é uma prática que pretendemos implementar em todos os nossos projectos de reabilitação sobre edificado com interesse patrimonial relevante. Este blog serve, portanto, para partilhar informação relativa à intervenção de reabilitação do edifício e de toda a informação conexa. Um diário de obra aberto e interactivo.

Seja bem-vindo e não se esqueça de nos deixar o seu comentário.

Adriana Floret

[Foto: Adriana Floret]

2 Responses to “Para que serve este blog?”


  1. 1 Liliana Pereira Agosto 4, 2008 às 9:58 am

    Cara Arquitecta:
    Sou arqueóloga e faço investigação na área da arqueologia industrial e, por isso mesmo, não posso deixar de felicitá-la pela sua sensibilidade e interesse para com este edíficio. Tomei conhecimento deste seu blog através do Prof. Lopes Cordeiro e fiquei bastante contente por saber que nem sempre a documentação e os edifícios do nosso Porto industrial tenham como destino final a destruição, sem registo de qualquer tipo de memória. Neste caso, seria ainda mais flagrante por se tratar de um edíficio pertencente a Manuel Pinto de Azevedo, um dos principais impulsionadores da indústria portuguesa.
    No decorrer da minha investigação( onde também se inclui Manuel Pinto Azevedo e principalmente a sua fábrica Efanor),deparo-me constantemente com as mesmas dificuldades que com certeza encontrou nesses edifícios, como estruturas em avançado estado de degradação, cheiros nauseabundos, documentação importantíssima num estado deplorável,enfim.
    Assim, gostaria apenas de congratulá-la pela sua iniciativa e talvez um dia poder visitar estas casas que, decerto ainda manterão diversos vestígios do que foram na sua origem.
    Muito obrigada

  2. 2 Adriana Floret Agosto 6, 2008 às 6:02 pm

    Agradeço desde já os parabéns e estamos a sempre disponíveis para a receber.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Adriana Floret
Adriana Floret - Arquitectura Ldª Rua de Entreparedes, 68
4000-198 Porto
PORTUGAL
Telemóvel: 917405510 Telefone/Fax: 220174595
www.floretarquitectura.com adriana@floretarquitectura.com

Floret Arq. Lda

Floret Arq. Twitter

Canal Floret Flickr

unnamed

DSC_1880

DSC_1869

Mais fotos

Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 20 outros seguidores

Blog Stats

  • 170,554 hits

%d bloggers like this: